Quer se queira quer não as Bitcoins vieram para ficar.

Quando me refiro a Bitcoins não me estou a referir propriamente a “moeda” mas sim a tecnologia sub-adjacente a Blockchain nas suas mais variadas versões.

DogeCoin, inspirada no Shiba Inu

Quando comecei a olhar mais atentamente para o mercado das crypto moedas reparei que, é um mercado em tudo diferente do Forex, é um mercado de investimento maioritariamente em projetos, ideias e ideais para o futuro.

E existem moedas / projetos para todo o gosto, das 1398 “moedas” disponíveis há desde moedas viradas para o futuro com grandes projetos, grandes CEO, a até uma moeda que foi criada em dezembro de 2013 como uma brincadeira destinada maneira de recompensar a partilha de conteúdos e cujo seu símbolo é inspirado em um MEME das redes sociais.

Hoje Vale 1 Bilião de Dólares…

 




Entre as moedas mais sérias (Top 10) por Market Cap

Entre estas TOP 10 os meus projetos favoritos são:

Cardano – É uma tecnologia Blockchain que permite smart contrats tem também uma moeda a ADA  , veja abaixo uma explicação sobre o Cardano pelo Co-fundador Charles Hoskinson

IOTA  – A moeda da Internet das Coisas

In this new autonomous Machine Economy IOTA will be the backbone. The Tangle ledger is able to settle transactions with zero fees so devices can trade exact amounts of resources on-demand, as well as store data from sensors and dataloggers securely and verified on the ledger.

Ethereum – Uma plataforma para aplicações e não só.

Ethereum is a decentralized platform that runs smart contracts: applications that run exactly as programmed without any possibility of downtime, censorship, fraud or third-party interference.

 

O que parece é que muitas empresas olharam para o Hype do Blockchain como a galinha dos ovos de ouro.

Vejamos a Kodak, outrora um gigante da fotografia, hoje definha em direção ao esquecimento, até que decidiu aliar-se a WENN Digital para criar a KODAKOne  uma plataforma de gestão de direitos de imagem e a KODAKCoin, uma moeda crypto dedicada a fotografia para melhor controlarem o a gestão dos direitos de autor das fotografias. Ver aqui noticia do Financial Times

O resultado é assombrador, 25.81% de valorização em bolsa…

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

A moda das Crypto moedas está-se a tornar um potenciador do empreendedorismo quase independente dos fundos de capital, conseguindo reunir capital através das ICO que atingem o seu Cap de financiamento em instantes, passando uma pequena parte do venture capital para as mãos das “Sardinhas” (o povo) sendo que as baleias (fundo e outro capital de risco) também teem a sua cota parte.

Muitas empresas vão morrer outras vingam, a fazer lembrar a bolha das Dot.Com em Silicon Valley, imagine se tivesse comprado ações da google ou apple na sua fase inicial por trocos?





Seria milionario agora

Será que se vai assistir no futuro a moedas do Mac Donalds, do Continente do Starbucks etc? É esse o futuro que prevejo, a longo prazo, um futuro blockchain, mas primeiro tem de resolver o problema das wallets não serem universais para acumular as centenas de moedas que vamos carregar.

Num futuro mais próximo vejo:

Sermos pagos para ver publicidade, pagos com tokens que poderemos trocar por filmes e outros serviços, uma espécie de moeda de troca de serviços.
Quem já não ouviu falar de ser pago para ver publicidade e clicar em banners? O negócio não é novo mas houve muitos scams ao longo dos tempos e de certa forma a blockchain vem, através dos tokens ou “moedas”, impor seriedade neste negócio.

A revolução da maneira como consumimos / compramos bens digitais (jogos, filmes, etc) através da internet, semelhante ao descrito para a publicidade.

Será que vamos, de certa forma, deixar de usar o  “dinheiro” (FIAT) como método de pagamento no mundo digital, comprando tokens ou ganhando recompensas pelas nossas atividades online?

De qualquer maneira enquanto as cryptomoedas não forem aceites universalmente “para pagar o café e para a farmácia” ficaremos sempre dependentes dos nossos amados euros.

A ser continuado…