Muitos de nós, já ouvimos falar  de Ivan Pavlov e o seu trabalho sobre processos digestivos de animais, Pavlov é mais conhecido pelo “reflexo de Pavlov” ou condicionamento clássico.

De que forma o trabalho de Pavlov  está relacionado com os mercados? Leia até ao fim.

Começaremos por descrever a experiência de Pavlov com os seus cães, para fornecer um enquadramento histórico.

Na década de 1920, ao estudar a produção de saliva em cães expostos a diversos tipos de estímulos palatares, Pavlov percebeu que com o tempo, a salivação passava a ocorrer diante de situações e estímulos que anteriormente não causavam tal comportamento (como por exemplo o som dos passos de seu assistente ou a apresentação da tigela de alimento). Curioso, realizou experiências em ambiente controlado de laboratório e, com base nessas observações, teorizou e enunciou o mecanismo do condicionamento clássico.

Pavlov queria perceber como os reflexos condicionados eram adquiridos. O cães naturalmente salivam por comida; assim, Pavlov chamou a correlação entre o estímulo não-condicionado (comida) e a resposta não-condicionada (salivação) de reflexo não-condicionado.

Na experiência que executou expunha os cães ao som de uma campainha antes de lhes dar comida, e com o tempo, tornou-se notório a associação que os animais faziam ao som da campainha e à comida, começando a produzir saliva antes de receberem a comida, trata-se de um reflexo biológico condicionado, criado pela experiência.

Quantos dos nossos leitores não terão “ouvido” esta campainha quando olham para as cotações baratas da ação X  ou Y, aquela voz que nos grita está barato, compra, compra, e aquela frase batida do Warren Buffett “comprar barato e vender caro” ecoa na nossa mente ao ponto de nos portarmos como os cães de Pavlov a “salivar”.

Não é o salivar o reflexo condicionado do (pequeno) investidor, nem o objetivo desta “experiência” de mercados, de certa forma todos somos “cães” neste mercado e reagimos ao condicionamento imposto pelo mercado (a campainha ou as “baleias”), os Bulls e os Bears, incutem-nos estados de otimismo, inveja, ganancia ou em contraponto, medo e incerteza.

É este o condicionamento que sofremos quando não nos conseguimos distanciar o suficiente da narrativa atual do mercado.

Que razão tinham os cães para salivar antes do tempo? Eles comiam todos os dias e sabiam-no. E no entanto o condicionamento ocorreu naturalmente.

Este condicionamento ocorre naturalmente por parte do pequeno investidor, e pode-se concluir que nem é bom nem mau é apenas um dado que temos de ter presente nas nossas decisões, as quedas e subidas dos mercados ocorrem naturalmente, é tão certo como o sol nascer todos os dias.

Podemos evitar ser condicionados pelas “campainhas” dos mercados?

Podemos tentar, mas é extremamente difícil ser imune aos mercados, o que podemos fazer é ter consciência deste condicionamento ou manipulação de que somos alvo, e mais importante que ter consciência disso é ter uma sólida estratégia de investimento cara evitar vender ao desbarato ou “apanhar uma faca a cair” a entrar em ações “baratas” que na realidade ainda podem cair muito mais.

Ainda sobre a experiência de Pavlov, durante o dilúvio de Leninegrado, a cave onde eram conduzidas as experiências com os cães foi inundada com os cães dentro das gaiolas, Pavlov consegui-o ainda salvar alguns animais.
Quando retomou às experiências verificou que o condicionamento dos animais tinham sofrido uma reversão total devido ao stress extremo a que foram submetidos.

A semelhança dos cães também nós enquanto seres humanos, revertemos para os nossos instintos mais básicos, espelhados na pirâmide de necessidades de Maslow

Não é difícil perceber como uma perda elevada pode fazer um investidor mais incauto descer rapidamente de patamar, muitas vezes comprometendo a sua vida familiar.

Como diz Warren Buffett,

Regra nº 1 – Não perder dinheiro

Regra nº 2 – Ver regra nº1

Por algum motivo Warren Buffett vive no Omaha, longe do rebuliço de Wall Street.
Este distanciamento permite-lhe um melhor distanciamento do ruido do mercado.