No momento em que se prepara para investir as suas poupanças e que pretende ver as suas reservas financeiras crescer, procura certamente que a rentabilidade que estas vão gerar acelere a velocidade a que se aproxima dos seus objectivos financeiros.

Antes de empreendermos nesta viagem pelo mundo dos investimentos e dos instrumentos financeiros gostaria de começar por sublinhar a importancia da diversificação da sua carteira de investimentos.
No âmbito do seu plano de investimentos, uma das principais bases para uma saúde financeira e sobre o qual nos iremos debruçar mais tarde, a distribuição de recursos pelas varias categorias e instrumentos financeiros visa maximizar a rentabilidade e controlar o risco de perdas.

Uma distribuição eficaz de bens inclui categorias liquidas, com disponibilidade rápida de capital para financiar contingências, como despesas médicas inesperadas, inclui categorias destinadas ao cumprimento de certas obrigações e concretização de projectos de médio prazo, como pagamento de impostos ou a aquisição de uma viatura, e ainda categorias destinadas a investimentos de longo prazo, como por exemplo a sua reforma.

Perante os muitos tipos de oportunidades de investimento disponiveis no mercado, que diferem entre si quanto as caracteristicas de risco e rentabilidade é muito importante ter uma ideia das vantagens da diversificação antes de começar a tomar decisões.

Ao distribuir o seu património por vários tipos de investimento, cuja evolução não está correlacionada e incluindo um equilibrio adequado na sua carteira de investimento, promoverá a estabilidade e rentabilidade do seu património.

Por via da aplicação do principio da diversificação, os investidores dividem o seu património de modo a garantir melhores rentabilidades e maior protecção.
No fundo trata-se de aplicar o conceito popular de que “não se devem colocar os ovos todos no mesmo cesto”.