Vamos lá desmistificar o “hearsay” de que o fundo do Soros ia investir em critomoedas.

Se os media tivessem feito o trabalho bem feito tinham chegado facilmente as respostas.

Due diligence, ou fazer uma investigação criteriosa e informada, é a grande diferença entre um trabalho bem feito, e um copy/paste de blogs.

Muito se escreve em segunda e terceira mão, e por entre traduções mal feitas e má interpretação do que é escrito, muitas vezes a mensagem que chega aos leitores é completamente distorcida e por vezes manipulada para servir interesses de terceiros.

As Cryptomoedas e a Overstock.

Na realidade o fundo indiretamente já lida com pagamentos em criptomoedas, através da Overstock, (OSTK.nsdq) que é uma plataforma de vendas online para o mercado de retalho, uma concorrente da Amazon, por assim dizer, e onde o fundo é o 2 maior acionista, com uma posição de 9% do capital.


Ligação Overstock – Siebert Financial – Token TZero.

Por sua vez a Overstock anunciou ainda o ano passado que ia efetuar uma ICO para o lançamento de um token e de uma exchange, TZero, em parceria com a Siebert Financial (Sieb.nsdq) (na qual a Overstock é acionista em conjunto com alguns top players (Northern Trust, Vanguard, Barclays, Blackrock, UBS, entre outras).



A exchange irá servir maioritariamente para os clientes da plataforma poderem transacionar entre as diferentes cryptomoedas e assim aumentar os meios de pagamento e facilitar os mesmos.

Plataforma TZero


No entanto, esta operação que devia ter sido efetuada no inicio de Março sofreu alguns atrasos pois a SEC solicitou vários esclarecimentos ás empresas participantes dado que estas empresas são todas cotadas em bolsa.

Segundo a Overstock a questão já está ultrapassada e a TZero entrará no mercado nos próximos dias.

E assim, vindo não se sabe de onde, aparece a tal “bomba” que o fundo ia investir diretamente em criptomoedas, o que é FALSO. Aparentemente neste mundo das cryptomoedas o melhor negócio é ser o “middleman”, isto é comprar exchanges porque estas as bitcoins subam ou desçam a margem de negócio deles está garantida.

Muito se fala e se escreve sobre economia, mercados e cryptomoedas, todas devem ser lidas com um pensamento crítico / analítico e ser tomadas com um “grão de sal”.

Como se pode ver no artigo o George Soros tem já a algum tempo os dedos no bolo das cryptos, apenas não anda a comprar Bitcoins como as sardinhas, aposta sim na vertente negócio de exchange, e se repararem bem para os acionistas da Overstock é um lago cheio de tubarões com JP Morgan, Allianz, BlackRock, etc.

Nunca esquecer que “AS SARDINHAS NÃO NADA COM TUBARÕES”